Como parte de responsabilidade social da empresa, a  Emerências Turismo uma vez por ano junto com uma equipe de voluntários e parceiros, contempla estudantes da rede publica de ensino com um tour pedagógico sem fins lucrativos.  A ideia partiu da fundadora Juciane Neves que desde 2008 ainda estudante em hotelaria pela Universidade Veiga de Almeida,  promove eventos voluntários com  didática educacionais em escolas da região, sendo eles:

2008 – Ação em Cabo Frio – Estudante de Hotelaria- UVA
2009 – Ação no Jardim Peró em Cabo Frio – Estudante de Hotelaria- UVA
2010 – PAS – Búzios  Projeto Amigos Solidários na Pousada Colonial – Armação dos Búzios 
2018 – Ação 2018  em Cabo Frio na Emerências Turismo 
2019 – Ação 2019 em Cabo Frio na Emerências Turismo

A agência busca promover experiências pedagógicas com trocas culturais e regionais aos seus alunos/convidados.

Com uma equipe multidisciplinar de voluntários dos diversos setores sendo eles: do turismo e do meio ambiente, da educação das diversas áreas, entre outros profissionais,  juntos todos possam contribuir efetivamente para os conhecimentos turísticos, ambientais, históricos e culturais, afetivo e cognitivo de cada criança convidada através do entretenimento. Pois concordamos com  Pitágoras na seguinte afirmação:

“Educai e alegrai as crianças de hoje, e não será preciso punir os  adultos de amanhã.”

       

          Objetivos da ação:

  • Levar conhecimentos aos alunos além de em uma aula externa.
  • Motivar as crianças em relação ao seu desenvolvimento pessoal.
  • Incentivar o companheirismo e respeito entre as crianças, crendo assim que isso influenciará na formação de adultos que zelam pela integridade do próximo.
  • Realizar contato social direto com os alunos e professores.
  • Incentivar a prática de conscientização ambiental e a prática de um turismo sustentável
  • Incentivar futuros profissionais nas áreas de turismo, ambiental e militar.

    Razões ser um voluntário:

    texto por Bruno Blume

    *Exercer a cidadania

    Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes.

    *Aprender algo novo

    Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida, como ajudar na construção de uma casa. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com nova situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.

    *Encontrar sua causa

    A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas e traga um novo sentido para sua vida.

    *Fazer o bem

    Fazer o bem, que mal tem? Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas que você talvez sequer conheça. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?

    *Fazer parte de um novo mundo

    As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato. Espere conhecer gente de tudo que é tipo!

    * Viver uma experiência sem igual

    Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.

     

    Ok, eu quero ser voluntário. Mas por onde eu começo?

    Tornar-se um voluntário é mais simples do que você imagina, vem com a gente !

     

 

 

EnglishPortugueseSpanish