Ação 2018

10 de julho de 2018
Responsabilidade Social

Trilha Ecológica com alunos da rede pública de Cabo Frio conta com visita técnica no Hostel Container

Texto por Philipe Teixeira e Juciane Neves

Na manhã desta terça-feira dia 10 de julho de 2018, voluntários de diversos setores, empresas parceiras e com apoio de órgãos públicos, se reuniram com os alunos do 5º ano da Escola Municipal João Rocha para realizarem uma atividade externa. A trilha guiada aconteceu na Unidade de Conservação Ambiental Parque Estadual da Costa do Sol – Anita Mureb, no Fragmentos da Ilha do Japonês em Cabo Frio.

    Com o propósito de contribuir para o bom desenvolvimento educacional e comprometendo-se com a responsabilidade social, as crianças receberam orientações para promoverem um contato ambiental sustentável.

    Didaticamente, temas como resíduos sólidos, a fauna e flora local e turismo foram compartilhados com os alunos, em meio as atividades. O Hostel Container apresentou sua estrutura montada a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis, como madeira de demolição, contentores marítimos e ferro velho. “O hostel pode ser usado como um sistema ecológico de fesano e bananeira. O nome oficial é “BET – Bacia de Evapotranspiração”. Explicando rapidamente o sistema de transformação (através de um filtro de areia, brita e vegetais) os resíduos em nutrientes para o solo.”

Ação 2018 2

    A ideia da realização desta atividade partiu da empresa Emerências Turismo como parte de sua responsabilidade social, propondo-se a contribuir efetivamente para os conhecimentos ambientais, desenvolvimento social, afetivo e cognitivo de cada criança, através do entretenimento. A agência busca promover a experiência sensorial, trocas culturais e regionais aos seus alunos/convidados.

    A atividade contou fundamentalmente com a presença de voluntários comprometidos com a causa, formando uma equipe multidisciplinar com condutores ambientais, professor de educação física, instrutor de sandboard, engenheiro e gestores ambientais, turismóloga e guias de turismo. Toda a atividade contou com a presença e apoio de monitores ambientais do PEC-Sol e de Guarda Vidas do 18º GBM CBMERJ.

Objetivos da atividade:

•          Incentivar a prática de conscientização ambiental e a prática de um turismo sustentável

•          Realizar contato social direto com os alunos.

•          Levar conhecimentos aos alunos em uma aula externa.

•          Incentivar o companheirismo e respeito entre as crianças, crendo assim que isso influenciará na formação de adultos que zelam pela integridade do próximo.

•          Motivar as crianças em relação ao seu desenvolvimento pessoal.

•          Incentivar futuros profissionais nas áreas de turismo, ambiental e militar.

DSC00155
DSC00187
DSC00210

Ação 2018 5

Site dos nossos parceiros:

Emerências Turismo:  www.fb.com/emerenciasturismo

Hellen Turismo: www.hellenturismo.com.br 
Hostel Container : www.hostelcontainer.com
PEC-Sol : https://bit.ly/2zpUu4F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish
Chamar no WhatsApp
1
Olá, Bem vindo !
Olá,
Para melhor atender, qual seu nome e telefone para contato?
Powered by